Ferramentas para análise de rede

21/03/2016 por

Conheça algumas ferramentas para analisar sua rede.

Ping (com flood)

Você já teve de monitorar uma conexão a algum servidor e correlaciona-lo com algum outro evento enquanto observa os terminais? o ping com flood é a ferramenta que você precisa. Com ele você pode executar um ping com intervalos bem pequenos e visualizar claramente momentos de falha. Basta executar ping -i 0.1 -f destino, o parâmetro -i determina a frequência de pings.

[Ping flood](https://res.phcco.com/gifs/ping-flood.gif)

Este comando é apenas para Linux.

MTR (traceroute + ping)

O MTR é uma ferramenta que combina o traceroute com ping e é ótima para averiguar saltos/roteadores problemáticos. Basta um mtr destino para visualizar as informações.

[MTR](https://res.phcco.com/gifs/mtr.gif)

Pressione D para visualizar o modo "gráfico", nele apresentará um ponto para cada ping retornado, e caso ele demore mais que o normal apresentará um caractere apropriado à escala. O caractere ? aponta que não houve resposta. No exemplo acima há um roteador que não responde a pings e portanto sempre ignora os retornos. É possível gerar um relatório utilizando o parâmetro -r ao invés da ferramenta com análise de tempo indefinido.

Há versão para Linux e Windows.

iperf (teste de largura de banda)

Então você tem duas máquinas e não faz ideia da largura de banda disponível entre as duas máquinas. Use o iperf -s em uma das máquinas e iperf -c ip.da.outra.maquina para receber um relatório da velocidade disponível.

[Iperf para analisar a largura de banda](https://res.phcco.com/gifs/iperf.gif)

Há versão para Linux e Windows.

ifstat (acompanhamento do uso de rede)

Precisa analisar o consumo instantâneo das interfaces de rede? use o ifstat e acompanhe o consumo de rede por interface.

[ifstat para acompanhar o consumo de rede](https://res.phcco.com/gifs/ifstat.gif)