Simulador de filas FIFO com múltiplos servidores

31/08/2011 por

Simulação implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo imite as respostas do sistema real numa sucessão de eventos que ocorrem ao longo do tempo. (Schriber, 1974)

Através desse simulador você pode aferir possíveis comportamentos de uma fila FIFO para múltiplos servidores.

Para o exemplo pré-configurado abaixo, considera-se uma situação de um ponto de taxi (cada taxi é um servidor) onde os passageiros chegam em distribuição Poisson e o tempo de atendimento (de percurso) para entregar o passageiro e voltar é aproximado de uma curva normal.

Com o simulador é possível observar a formação de filas em determinados momentos do dia e também verificar a diferença de ganho em cada taxi, assim como o total. Você pode ver os resultados alterando os parâmetros abaixo e clicando em Simular, os resultados serão apresentados logo abaixo após o carregamento da página.

Abrir o simulador

Considerações finais

O simulador FIFO pode ser aplicado a diversas situações, pois as distribuições de chegada Poisson e atendimento Normal são observadas desde o atendimento de páginas em servidores de conteúdo até ao caixa de um supermercado.

A simulação é importante para permitir estudos para descobrir o que aconteceria se determinado evento ocorresse, e a partir daí construir teorias e hipóteses considerando estas observações.

Este trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Modelagem e Simulação do curso de pós graduação em computação aplicada na Unisinos, em colaboração com Mauricio Harff e Eduardo Martins.